sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Erros na Alimentação…

A maioria das pessoas não consegue seguir um regime de alimentação, e as que conseguem normalmente acabam seguindo dietas erradas!

Mesmo que você siga um programa de treinamento específico, se não seguir as regras básicas da nutrição, todo o seu esforço será em vão. Mesmo que você use os melhores suplementos do mercado, você não irá ganhar massa muscular enquanto você não fizer uma alimentação base correta.

A alimentação disciplinada é a parte mais difícil a ser seguida dentro de uma rotina… É por isso que os suplementos que prometem milagres, vitaminas, conservas, substitutos de refeições, congelados e outras refeições pré-prontas fazem parte de várias indústrias muito lucrativas.
Quer aprender a corrigir a sua alimentação? Continue lendo…

Principais erros na alimentação…

Veja se você está cometendo alguns desses erros:
  • Alimentação Monótona - Pouca variedade de alimentos nutritivos, ao invés disso, as dietas são constituídas por calorias vazias, pouca proteína e poucas gorduras boas.
  • Excesso de Alimentos Ruins – Isso é muito comum… pessoas que querem crescer, muitas vezes saem por aí comendo de tudo: massas, doces, refrigerantes, bolachas, frituras e etc. – achando que com isso irão ganhar massa magra de qualidade.
  • Não Comer a Cada 3 Horas – Esse é um erro fatal: quem não come frequentemente ao longo do dia, terá a circulação de aminoácidos anabólicos (e outros nutrientes) prejudicada, retardando a formação de novos tecidos..
  • Alimentação Incorreta Pré e Pós Treino – Se a alimentação pré e pós treino forem incorretas, a energia e força para o treino serão prejudicadas, assim como a recuperação muscular.
  • Café da Manhã Deficiente – O café da manhã é essencial ao organismo para acelerar o metabolismo logo ao acordar e iniciar o processo de formação de tecidos, aceleração do metabolismo e bloqueio do catabolismo noturno.
  • Baixa Ingestão de Líquidos – Um corpo desidratado não tem tanta energia para treinar, recuperar e/ou realizar reações químicas. Dica: alto consumo de água aumenta o volume dos músculos.
Um dos maiores problemas desta época é a falta de tempo e o aumento do estresse. Isso faz com que você não demore muito tempo até fazer a primeira refeição não saudável… e a partir daí, a tendência é sempre piorar ao longo do dia…



terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 alimentos que sabotam sua dieta (o #5 é o pior de todos)

Você sabia que existem alguns alimentos que parecem saudáveis, mas podem ser verdadeiros vilões da sua dieta? Neste post, você vai conhecer 5 alimentos que sabotam sua dieta e que, provavelmente, você está consumindo bastante.
Talvez você tenha começado a sua dieta e tenha substituído uma série de alimentos por outros ditos “mais saudáveis”, que você julgou poder comer à vontade. Isso pode ter feito com que os resultados não aparecessem tão rápido quanto você deseja, ou nem aparecessem. Aí você se pergunta o que está fazendo de errado, afinal, você optou pela versão integral de tudo o que você comia, prefere as versões light e diet etc.
Isso pode estar acontecendo porque você, na verdade, trouxe alimentos que se apresentam como uma opção saudável, mas são uma bomba que podem fazer até com que você ganhe peso ao invés de emagrecer.
Para não cair nessa armadilha, conheça agora 5 alimentos que sabotam sua dieta e você nem se dava conta.

1. Barrinhas de cereais

Nossa, esse é um dos maiores lobos em pele de cordeiro que pode existir. As barrinhas se apresentam como uma opção de lanche rápido e prático e uma fonte de fibras provenientes de cerais que fazem bem ao organismo.
Porém, na realidade, essas barrinhas são ricas em açúcar refinado e sódio e podem prejudicar bastante sua saúde. Além disso, elas são cheias de conservantes, estabilizantes e corantes e seus nutrientes positivos podem ser encontrados em frutas e verduras, que são tão práticas quanto as barrinhas.
Então, dá próxima vez que quiser fazer um lanche rápido, leve uma fruta com você, garanto que o bem que você faz ao seu corpo é muito maior.

2. Água de sabor

A água é o nosso principal combustível e devemos tomar, pelo menos, 2 litros por dia. Porém, tenha muito cuidado com certas águas que vendem por aí.
Águas levemente gaseificadas e com os mais diversos sabores são vendidas nos supermercados prometendo matar a sede e hidratar o corpo, fazendo com que, sem querer, você acabe tomando grandes quantidades por dia, achando que é uma opção saudável para tomar no lugar do refrigerante.
Porém, apesar das pouquíssimas calorias, essas águas de sabor não te ajudam a emagrecer: elas contêm grandes quantidades de adoçante, aditivos e até açúcar. O melhor, é optar por água mesmo ou, se for o caso, água de coco ou suco de fruta natural, sem açúcar!

3. Granola

Outro queridinho, principalmente das mulheres que estão de dieta, a granola é combinada com vários alimentos, como o iogurte e o açaí. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que a granola, por mais seja vendida como uma fonte de fibras, assim como a barra de cereal, ela pode ser outra grande vilã do seu emagrecimento.
Quantas colheres de granola você consome em uma refeição? Duas? Três? Mais que isso? Pois saiba que 4 colheres de granola equivalem a um pão francês, além de conter bastante açúcar, ou seja, o melhor é dosar bastante as quantidades e escolher apenas uma refeição para consumir esse alimento.

4. Pão integral

Todo mundo diz que, para emagrecer, é preciso trocar o pão francês pela versão integral e tudo o mais que você come que seja de trigo. Eu, na verdade, afirmo que se você quer resultados rápidos, o melhor é evitar o trigo ao máximo, ainda que a versão integral.
O que acontece é que o pão e as bolachas integrais são, sim, mais saudáveis que as feita com trigo refinado, mas elas continuam sendo trigo e, por serem integrais, podem conter até mais calorias. Ou seja, mesmo que o alimento seja integral, saiba dosar as quantidades e cuidado para não exagerar.
Esses alimentos integrais ajudam a emagrecer porque contêm um maior teor de fibras, causando uma sensação de saciedade por mais tempo. Porém, se você comer demais, irá engordar da mesma maneira que engordaria comendo o pãozinho tradicional.

5. Refrigerante zero/diet

Esse é o pior de todos mesmo. Claro, o refrigerante zero não contém açúcar nem calorias, apresentando-se como uma excelente opção para quem está de dieta. Porém, o que muitas pessoas não percebem é que essa versão zero contém o dobro de sódio da versão tradicional.
Além disso, a bebida não contém nenhum valor nutricional e ainda pode dificultar a digestão, causar flatulência, retenção de líquido e favorecer a deposição de gordura.

Tome cuidado também com as versões light, diet e zero de todos os alimentos. Saiba mais sobre eles aqui: Saiba qual é a diferença entre light, diet e zero
Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pesquisa diz que dietas rigorosas podem aumentar riscos de infecção


Nem toda dieta traz resultados benéficos. É o caso das muito restritivas, como a 5:2, em que as pessoas consomem apenas 25% das calorias diárias em dois dias da semana. Elas podem até aumentar a longevidade, mas faz aumentar em 20% os riscos de infecções. Para chegar à constatação, pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, descobriram que os genes das moscas de frutas, ativados por uma infecção fúngica, são muito semelhantes ou idênticos aos genes ativados em pessoas quando restringem sua dieta. Ainda segundo os cientistas, quando expostas à doença causada por fungos, as vidas das moscas foram prolongadas 14%, mas a análise de 30 mil exemplares mostrou que a susceptibilidade a outras infecções aumentou em 20%. "Sabemos que certas tensões, como a fome ou a exposição a patógenos, podem prolongar a vida e aumentar a fertilidade, mas descobrimos que, ironicamente, isso tem um porém em termos de função imunológica”, disse o professor de biologia e bioquímica Nick Priest, que liderou o estudo. “Nossos resultados não são tão surpreendentes. Sabemos há décadas que os ratos esfomeados são mais propensos a sucumbir a infecções graves,” completou. Priest ainda informou que há benefícios claros em dietas como a 5:2, porém é preciso pensar no longo prazo e nos efeitos colaterais associados. Informações do Daily Mail.

domingo, 3 de agosto de 2014

Saiba nove erros que comprometem o emagrecimento

Para quem vive em busca de eliminar os preocupantes quilos extras, algumas pequenas mudanças no dia a dia podem ser essenciais. Nutricionistas ouvidos pelo site FitSugar apontaram os nove erros principais que impedem o emagrecimento. A lista foi indicada pelos especialistas Stephanie Clarke, Willow Jarosh e Mitzi Dulan. Confira abaixo:
 

1. Falta de planejamento;

Na fome, geralmente as pessoas fazem péssimas escolhas. Stephanie informa que o correto é se organizar antecipadamente as refeições principais e os lanches para a semana.

2. Guardar o objetivo;

Cuidado. Amigos e parentes próximos, quando não sabem da sua decisão de emagrecer, podem sabotar a dieta. Então, informe a eles sobre seus objetivos sobre a perda de peso. Dessa forma, ao invés de receber um convite para um sorvete depois do trabalho, você poderá ser surpreendido com um convite para a academia.

3. Proteína em excesso ou em falta;

Mesmo que as dietas que excluem carboidratos, priorizando as proteínas, estejam na moda, em longo prazo elas podem resultar na escassez de alguns nutrientes vitais oriundos de frutas, vegetais, feijão, sementes e grãos integrais.

4. Malhar para comer;

Não caia nessa. Se toda vez que você for malhar o pensamento esteja focado naquela pizza gordurosa, não há nenhum progresso nisso. Por exemplo, correr por 30 minutos queima cerca de 250 calorias, e uma sobremesa típica, tem 300 calorias. Use a malhação como um complemento a uma dieta saudável, e não para se perder em hábitos alimentares errados. Portanto, foco no pós-academia.

5. Pular refeições para poder beber;

Este hábito faz com que a pessoa abra mão de nutrientes importantes e derrube os níveis de açúcar no sangue. Neste caso, o segredo é consumir calorias até se sentir satisfeito, limitar a quantidade de álcool e beber bastante água durante a noitada.

6. Passar vontade;

Pular aqueles alimentos preferidos como chocolate, batata frita, vinho e sorvete pode fazer com que a dieta pareça um momento sombrio da vida. Desde que você inclua estes itens na rotina alimentar em pequenas quantidades, isso pode evitar que cometa excessos de uma vez só. As especialistas Stephanie e Willow orientam seus pacientes a comer de 150 a 200 calorias extras por dia.

7. O dia do exagero;

Fazer tudo certo e de repente pisar o pé na jaca não é um bom negócio. Um dia de exageros pode colocar a perder todo o esforço feito, se você dedicar um dia todo a alimentos calóricos.

8. Não contar calorias;
A dica aqui é monitorar o consumo diário de calorias. Uma das formas mais precisas de fazer isso é mantendo uma espécie de diário. Anote em um caderno ou use sites e aplicativos para não perder o controle do que anda comendo.

9. Abusar dos alimentos diet;
Produtos como pasta de amendoim livre de gordura pode ter menos calorias, mas também contêm ingredientes pouco saudáveis, com sal e açúcar, itens que dão sabor ao alimento. Segundo um estudo recente, nós não nos sentimos satisfeitos com este tipo de alimento, porque acabam fazendo com que comamos ainda mais. De acordo com os três nutricionistas, escolher ‘alimentos de verdade’ é bem melhor do que os diet processados. 


Tenha Resultados em 8 Semanas Aplique em Sua Casa o Método Queima de 48 horas

1 Movimento Simples



Algumas pessoas evitam praticar atividades físicas por conta de
problema de saúde, como dores no joelho ou problemas cardíacos.



Mas a verdade é que exercícios físicos de curta duração são extremamente
benéficos para a saúde física, além de transformar o corpo em uma máquina
de queimar gordura em poucos minutos de treino.

Por este motivo, quero que veja um vídeo apresentando 1 movimento Simples para você
praticar no conforto da sua casa e queimar gordura de verdade.

Clique no Link abaixo e Confira o Exercício
Detonadores de Gordura





quarta-feira, 30 de julho de 2014

Estou de Dieta. Por que essa ideia desaparece quando chega a sobremesa?


  • 111
     
    Share
“As pessoas não querem comprar uma furadeira, mas sim um buraco na parede”.
Lembrando-se da frase escrita no 1º texto: “O homem não é verdadeiramente um só, porém dois”.
O que isso significa?
No sentido literal significa que apesar de sermos um ÚNICO SER de matéria, tomamos decisões no dia a dia baseadas em 2 características, sendo elas: RAZÃO e EMOÇÃO.
Simples assim: no calor da emoção/paixão somos totalmente diferentes do que pensamos ser. Quem nunca comprou algo que realmente NÃO precisava? Isto é, comprou pelo calor da emoção e depois esqueceu em algum canto da casa.
Parece meio filosófico este papo, não é mesmo?! Mas sinto lhe informar que todos somos assim e quanto mais você entender sobre o porquê disso acontecer, menor serão as chances de você agir por influência do impulso.
A área que estuda esse evento se chama ECONOMIA COMPORTAMENTAL e um dos estudos que exemplifica todo esse processo decisório foi Dan Ariely como o título: “The Heat of the Moment: The Effects of Sexual arousal on Sexual Decision Making” em português “O Calor do Momento: Os Efeitos da Excitação Sexual nas Decisões”.
Se você quiser ler o artigo na integra aqui vai o lynk: CLIQUE AQUI E VEJA NA INTEGRA O ESTUDO.
SE NÃO QUISER, eu lhe exemplifico: o estudo mostrou que a mesma pessoa quando em estado racional toma diferentes decisões quando em estado emocional.
PARAFRASEANDO:
O Pai chega para a filha e fala: “Filha, quando você estiver sozinha com o seu namorado, basta “dizer não” pois senão você pode ter uma gravidez indesejada” .
E a filha retruca: “Claro Pai, isso nunca iria acontecer tão cedo”.
Após 1 semana a filha aparece grávida. Por que isso aconteceu? A filha não prometeu para o pai?
A diferença é que ela prometeu de cabeça fria, isto é, em seu estado racional total e provavelmente no momento intimo com seu namorado o lado racional havia desaparecido assumindo o controle apenas o lado emocional.
Onde essa história toda quer te levar?
Para não ficar muito extenso este texto, no próximo texto tentarei colocar o que poderia ser feito para que as pessoas conseguissem seguir uma reeducação alimentar/dieta.
O que quero deixar em destaque é que:
“NÃO FALEI EM NENHUM MOMENTO SOBRE CARDÁPIO, APENAS SOBRE COMPORTAMENTO HUMANO”.
Talvez esteja ai a REAL solução.
Se você ainda não adquiriu um dos livros virtuais mais vendidos no Brasil, VEJA AQUI COMO ADQUIRIR E MUDAR DE VIDA AGORA MESMO.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Queimando Gordura No Sofá!!!

Queimando Gordura No Sofá!!!


     já pensou que maravilha seria poder perder aqueles quilinhos a mais a partir do conforto de sua casa, sem precisar ir a academias, correr por aí ou fazer malabarismos para emagrecer? saiba que isso é possível com o Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas.
O Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas é um programa de emagrecimento criado pelo Personal Trainer Vinícius Possebon, esse sistema consiste em um treinamento que pode ser realizado a partir de qualquer lugar, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar do mundo que você quiser, isso porque o programa não exige o uso de qualquer equipamento de ginástica.
A transformação através do método ocorre em até 8 semanas ou menos após a implantação. São treinos de 4 a no máximo 15 minutos por dia, sem equipamentos.


Como dito acima, Vinícius é um personal trainer especialista em emagrecimento, trabalha na área de fitness desde 2003, já participou de diversos programas de televisão como por exemplo em entrevista a emissora Bandeirantes (a Band). Desde que iniciou seu trabalho pôde notar que 90% de seus alunos tinham um objetivo em comum que é E-M-A-G-R-E-C-E-R!

Saiba como queimar gordura no sofá!!!

Sistema de Emagrecimento Queima de 48 Horas

Pra você ter uma ideia do que esse treinamento pode fazer com seu corpo, disponibilizamos vídeos em que o Vinícius mostra exatamente como os exercícios devem ser feitos.
Conheça 1 movimento que o Vinícius disponibilizou gratuitamente sobre o sistema de emagrecimento 48 horas que ele criou acessando o vídeo abaixo.

Veja abaixo o vídeo que mostra 2 exercícios para trincar abdômem realizado em 3 minutos 


O sistema é realizado com treinos que variam de 4 a 15 minutos diários e os resultados são obtidos em 8 semanas ou menos, dependendo do metabolismo e como o treino é seguido, consiste em um programa de emagrecimento revolucionário que o Vinícius criou e que ajudará a queimar aquela indesejável gordura sem precisar realizar exercícios repetitivos.
Veja depoimentos de alunos que fizeram os treinamentos indicados por Vinícius.



Conheça mais sobre esse incrível material que já mudou a vida de muitas pessoas, clique na imagem abaixo e veja o vídeo com mais detalhes.






quinta-feira, 17 de julho de 2014

Qual é o melhor horário para fazer exercício? Descubra agora!



Qual será o melhor horário para fazer exercícios? Será que o período do dia no qual você se exercita tem alguma influência no seu emagrecimento? É sobre isso que vamos conversar hoje.
Se você decidiu emagrecer, sabe que só a dieta não é o suficiente para uma mudança plena e saudável no corpo, mas aí vem aquela dúvida: Qual o melhor horário para fazer exercício?
Se você tem uma rotina corrida, acorda cedo, trabalha o dia inteiro, tem filhos, um monte de coisas pra resolver e só chega em casa no final do dia, realmente é quase impossível arrumar uma brecha no fim da tarde para se exercitar, ainda mais sabendo que você vai perder pelo menos uma hora do seu precioso tempo fazendo treinos monótonos na academia. O treinamento que adoto com meus alunos é curto e leva cerca de 10 minutos ou menos, justamente por essa falta de tempo que as pessoas tanto reclamam.
Bom, esquecendo um pouco os horários, a primeira coisa que você deve saber é que se você quer emagrecer, ir para a academia não obrigação, é uma opção. Em segundo lugar, o exercício aeróbio de longa duração a que estamos mais acostumados a ver não são o treino ideal para quem quer queimar gordura e perder peso rápido. Ficou perplexo? Leia mais sobre o assunto em: A frustrante verdade por trás do exercício aeróbio. 
Na verdade, tudo o que você precisa para emagrecer são alguns poucos minutos e um espaço não muito grande em casa para fazer os exercícios de intervalados de alta intensidade, que são os que realmente queimam gordura e são a base da Queima de 48 Horas. Sabendo disso, encaixar o treino no melhor horário fica muito fácil, afinal, você não precisa ir para a academia nem gastar horas se exercitando para obter os resultados desejados.

E qual o melhor horário para fazer atividade física?



Muitas pessoas me fazem essa pergunta e há muita gente que acha que irá emagrecer mais ou menos fazendo exercícios em determinado horário. Na verdade, tudo isso é bem relativo.
Claro, o exercício é essencial para emagrecer, mas ele é só uma das partes do processo. E, claro, mais importante do que ter um horário ideal para treinar é manter uma regularidade nos exercícios e uma dieta bem balanceada.
Agora, se você quer saber qual é o período que mais vai te ajudar a emagrecer, saiba que diversos estudos provaram que as pessoas tendem a se sair melhor em medições de desempenho físico entre 4 da tarde e 7 da noite. Isso acontece porque é nesse período que a temperatura do corpo o os níveis hormonais atingem o pico, tornando os músculos mais flexíveis e produzindo a melhor proporção de testosterona (hormônio construtor dos músculos) e cortisol (hormônio que faz o inverso).
Porém, essas variações apresentam efeitos muito pequenos. Ou seja, da mesma forma que você pode se adaptar e acordar todos os dias no mesmo horário, o seu corpo também pode se adaptar ao horário que você escolheu para fazer exercícios. Logo, essa história que falam por aí que se exercitar pela manhã é melhor não passa de mito.


Esqueça essa história de se exercitar pela manhã


Se esse é realmente o único horário disponível que você tem para fazer exercícios, claro que não há problema nenhum se exercitar pela manhã. Mas saiba que isso não fará com que você emagreça mais ou menos do que em outro horário.
Seu desempenho estará sempre ligado à hora que você escolheu para treinar. Assim, é claro que se você treina de manhã e passar a treinar à tarde, terá um desempenho mais baixo no começo. Mas, como já disse lá no começo, seu corpo irá se adaptar.
O ideal é que você escolha o horário em que tem mais disposição ou que sabe que é o mais conveniente para manter uma frequência. Por conta dos exercícios intervalados de alta intensidade terem curta duração, fica mais fácil colocá-los nos horários que você tem disponibilidade.
Se escolher o horário da manhã, vale lembrar que você jamais deve fazer exercícios em jejum, pois isso pode causar hipoglicemia e ainda não alterar o seu metabolismo da maneira que deveria.
Bom, pessoal, essa foi a dica rápida de hoje. Agora que você já sabe que pode malhar em casa, confira 5 maneiras econômicas para montar um ambiente de treino em casa.
Bons treinos, forte abraço e até a próxima!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

CONHEÇA LINHA FASCINELLE





A FASCINELLE é uma das principais indústrias de cosméticos da Itália e da Europa. Desde 1964, é especializada em desenvolvimento de produtos de alto nível, com formulações avançadas para tratamento 
dos cabelos. 

Localizada em Torino, possui uma grande estrutura e know-how para atender os mercados mais exigentes 
e competitivos.

Hoje é um dos principais parceiros dos cabeleireiros em mais de 60 países no mundo, como: França, Itália, Austrália, EUA e Japão.



100% FABRICADOS NA ITÁLIA

OS PRODUTOS FASCINELLE SÃO APROVADOS PELOS MELHORES CABELEIREIROS NA EUROPA, E AGORA TAMBÉM NO BRASIL.


CABELOS MAIS RESISTENTES MACIOS E ENCORPADOS

CONHEÇA O SHAMPOO DE NUTRIÇÃO INTENSA
(INTENSIVE NUTRITION SHAMPOO)

Shampoo nutrição intensa - Com Lipídios da Vitamina B5 e Azeite Mediterrâneo, limpa suavemente, promovendo macies, proteção e nutrição imediata aos cabelos. Prepara os cabelos para ação dos próximos passos do tratamento de reconstrução intensiva. 

SPRAY DE VOLUME E NUTRIÇÃO 100ML
(SPRAY VOLUME AND NOURISHMENT)


Spray de volume e nutrição - Produto com Complexo Micro Nutriceramida, que promove dupla ação: intensifica a reconstrução interna, revitaliza e proporciona maior volume aos cabelos.

SERUM DE IMPACTO 30ML
(RECONSTRUTION SERUM) 

Sérum (soro) de impacto - Emulsão com complexo Nutriceramida sem enxague, reconstrói e trata a fibra danificada com resultados imediatos.

CRISTAIS DE LUZ 30ML
(LIGHT CRYSTALS)

Cristais de Luz – Unificador de pontas e reconstrutor capilar de textura suave que repara e protege os fios. Após a aplicação, os cabelos ficam sedosos, brilhantes e naturalmente macios.











terça-feira, 17 de junho de 2014

paisagismo




Lindas roseiras de 2m de altura, trepadeiras forrando os muros da sua casa, sucos e sorvetes de acerola feitos da sua própria aceroleira… Todos sonhos possíveis, mas ainda um pouco distantes para o jardineiro iniciante.  Antes de puxar o cartão de crédito da carteira e sair garimpando gigantescos cachepôs artesanais, antes de sair comprando vasos, sementes exóticas de limoeiros, plaquinhas decorativas e gnomos de porcelana; pare! Pare e pegue um papel e uma caneta. Há trabalho para se fazer antes do trabalho começar!O seu espaço

Seja um quintal enorme e ensolarado, um corredor cimentado com pouca luz, uma varanda azulejada e um pouco úmida ou mesmo uma parede ou uma estante dentro de casa; esse espaço precisa ser planejado. Conhecer bem o lugar que você tem disponível te poupará de algumas possíveis dores de cabeça e um bocado de dinheiro!


Não é tão incomum ver pessoas comprando balanços de varanda que são feitos para jardins de fazenda ou bancos de madeira que nem passarão na porta, mesmo que elas morem em um apartamento no centro de São Paulo com uma varanda de 3x2m²! Muitos de nós já nos animamos com uma ideia e esquecemos da lógica enquanto passávamos o cartão de crédito na máquina.


Para cada lugar há um vaso, uma planta e uma necessidade específica. Em cada lugar há uma vantagem e uma desvantagem, e se você não quiser acabar com um monte de parafernália encostada em um canto da sua casa ou acabar perfurando um cano enorme de água no seu quintal: tenha um plano de ação! Então, papel e caneta na mão! Onde será o seu jardim?





O seu tempo
Você realmente quer o que você quer?
A pergunta acima parece redundante, mas é uma pergunta que eu faço com bastante frequência. É mais do que comum, é rotineiro, nos pegarmos desejando uma novidade. Seja um produto novo no mercado, uma roupa que está na moda ou mesmo um hobby que tenhamos acabado de conhecer. Mas nem sempre nós estamos dispostos, realmente, a fazer tudo aquilo. A tirar o tempo necessário para aprender ou para manter a nossa nova “empreitada”.

Se como a maioria das pessoas você tem trabalho, casa, filhos, e todos esses afazeres, cuidar de um jardim enorme, com plantas variadas e com necessidades variadas pode não ser a melhor opção para você. Poucas espécies de plantas, mais resistentes e autossuficientes, são opções mais viáveis e que farão do seu jardim um pequeno prazer e não mais um afazer.
Agora, se você deseja que o seu jardim seja o seu recanto, um hobby diário: não tenha medo! Mescle plantas mais robustas com aquelas que precisam de constante atenção. A variedade é bem-vinda. Mas não se esqueça de que as plantas ainda precisam de cuidados quando você for viajar por quinze dias nas férias!
Então pense bem, seja realista e anote aí no seu papel. Quanto tempo você está disposto a doar para o seu jardim?
O seu orçamento
Sementes ou mudas, terra, adubo, vasos para mudas e vasos fixos, ferramentas para jardinagem, suporte para o vaso – dependendo do local, etc. Mesmo nessa lista resumida, os itens não são poucos. Sim, a maioria deles é bem baratinho, o que é ótimo, mas sair comprando tudo o que te indicam sem saber se o seu, o seu,  jardim realmente precisa, é um desperdício.
Começar aos poucos, por um jardim pequeno, talvez uma planta por vez é o ideal quando ainda não temos a certeza de que poderemos arcar com esse novo projeto, seja com o nosso tempo ou mesmo financeiramente.
Pesquise e vá com calma! Vasos simples comprados no atacado são mais em conta, e um ou dois vasos maiores e detalhados são o suficiente agora. Plantas regionais que se adaptam sem problemas na sua cidade são um investimento mais seguro do que aquela orquídea de R$1.000,00. Então, lá no papel: Quanto você vai gastar no seu jardim agora?







Não é apenas em grandes jardins que o trabalho do paisagista pode ser útil. “Como hoje há cada vez mais terrenos pequenos, elementos como piscina, churrasqueira, caminhos e iluminação têm de ser bem planejados”, explica o arquiteto paisagista Benedito Abbud.



Clique aqui.